29 de junho de 2009

Aromaterapia para sua casa!




Que um cheiro bom faz bem para alma, não tenho dúvida. Um perfume evoca lembranças, até mesmo as mais remotas. O cheiro tem o poder de mexer com nossas emoções, e quando bem utilizados equilibram corpo e mente.

A melhor maneira de desfrutar os benefícios da aromaterapia, são os óleos essencias que preservam os princípios ativos das plantas. De acordo com Sandra Spiri, devemos ficar alertas com a diferenciação de cheiro bom com aromaterapia, pois são muito diferentes. Ao contrário das fragrâncias sintéticas, os óleos essenciais preservam os princípios ativos das plantas.
A prática da aromaterapia é muito eficaz e pode deixar sua casa perfumada e "tratada". Vejam algumas dicas para cada comôdo:

Sala- Invista em aromas que facilitam a comunicação e que facilmente agradarão à todos (já que o ambiente é o mais frequentado da casa). Para suavizar o perfume, coloque água em um borrifador e pingue 3 gotas de óleo essencial. Os indicados para a sala são: aromas cítricos, entre eles, limão, tangerina, gerânio e verbena.

Quarto-Tudo vai depender da intenção (hehe!) Se a ideia é estimular a libido, opte por óleos essenciais de sândalo e patchuli, que têm propriedades afrodisíacas.
Para quem quer uma boa noite de sono, camomila e lavanda são os eleitos. O ideal é aromatizar o quarto meia hora antes de deitar, para que dê tempo de fazer efeito. Duas gotas na parte de baixo do travesseiro - longe da pele e dos olhos - são suficientes. Outra alternativa é pingá-las num algodão e deixar ao lado da cama, na altura do nariz.

Escritórios e ambientes de trabalho-Num ambiente que requer organização e concentração, são indicados: alecrim, limão e olíbano.
Para deixar uma fragrância estimulante no ar, coloque um pouco de água num vaso de vidro, adicione óleos de alecrim, limão ou olíbano (duas gotas de cada um por litro) e mergulhe nele algumas varetas de madeira sem cobri-las totalmente. Elas absorvem gradualmente a essência e mantêm o ambiente aromatizado por vários dias. E se sentir que o trabalho não está rendendo, experimente colocar uma ou duas gotas de um desses mesmos óleos num lenço de papel ou algodão. Daí é só aspirar durante alguns minutos e esperar o efeito...

Considere seu estado de espírito para eleger a fragância correta:

Lavanda – é equilibrante; acalma irritabilidade e medo. Muito usada em difusores ambientais para insônia. É um dos óleos mais versáteis.

Mandarina – gera alegria e descontração. Útil em casos de ansiedade, tristeza, desânimo e letargia. Dá leveza a mente e pode ser utilizada como terapia complementar em casos de depressão. Não usar antes de se expor ao Sol.

Olíbano – é revigorante; é excelente para dissolver ressentimentos e mágoas. É um óleo que promove o perdão e liberta do passado. Segundo Shirley Price, é útil para “cura das feridas emocionais, sobretudo sofrimento”.

Patchouli – é sedativo e afrodisíaco; usado para casos de fadiga e ansiedade. Também usado em casos de obesidade, pois, auxilia a diminuir a compulsão alimentar.

Gerânio – é equilibrante; reduz alterações de humor durante a TPM e menopausa, ansiedade, estresse e sentimentos de culpa.

Aloe Vera - calmante e auxilia na meditação.

Cravo- ajuda na autoconfiança e estimula a coragem.

Eucalipto -Refresca quartos de doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões.

Jasmim: Estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Harmoniza a função das glândulas sexuais.

Perfumem todos os ambientes!!! Sejam Felizes!!!

2 comentários:

  1. olha amei esta ideia, sou muito ligada a cheiro e amanhã mesmo to saindo pra comprar.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  2. Vi em um site que tem como fazer isso com cães e gatos, em casa mesmo! Adorei a ideia http://www.maedecachorro.com.br/2011/04/como-reconhecer-sinais-de-estresse-no-seu-peludo.html

    ResponderExcluir