24 de abril de 2009

Harmonize sua casa com Feng Shui


Feng Shui significa vento e água, é um conhecimento milenar que veio da China. Não se trata de religião ou crença. Como o ser humano é feito de energia, a técnica do feng shui nos ajuda na identificação e utilização dos fluxos energéticos vindas do cosmo.
Para quem vai construir sua casa, escolha um terreno cujo os lados possua uma retaguarda -um apoio-, que pode ser uma montanha, um morro, uma elevação, um  prédio, uma árvore alta e frondosa, e na frente haja uma ampla visão.
Se você construir no lugar mais alto do terreno, não terá proteções contra tempestades, tufões, etc, e terá muito vento que levará consigo, toda a energia vital. Também não construa no lugar mais baixo, porque sofrerá riscos de inundações.
Portanto, o melhor lugar é aquele que fica entre a parte mais alta e a mais baixa.
Você pode plantar na parte noroeste uma grande árvore bonita e frondosa. Ela irá fortalecer a posição do chefe da casa.

Sabemos que é muito difícil encontrar o terreno perfeito. Então,  minha dica é sempre manter o pensamento elevado em coisas positivas, que é isso que irá atrair...
 
 Caso sinta que sua casa tenha alguns problemas energéticos, existem muitas possibilidades de curas, vejam só:
-Começe com a limpeza-  energia boa não circula num ambiente sujo, impregnado.
- Sente em cada comôdo de sua casa e anote tudo que não tem utilidade. Livre-se de coisas velhas, quebradas, sem utilidade, ou então, objetos que remetam seu pensamento para lembranças  tristes. Automaticamente, você manda embora a energia estagnada, abrindo espaço para coisa novas chegarem.
-Espalhe coisas alegres em sua casa, lembrando sempre de representar os cinco elementos do feng shui, que são: água, fogo, terra, metal e madeira.
- Mantenha as paredes em boas condições, limpas e sem umidade. Caso mude-se para uma casa que já estava pintada pelo antigo morador, passe uma nova mão de tinta. Agora, é só a energia dos novos moradores que deverão permanecer nessa casa.
- Mantenha suas janelas impecáveis, sem vidros quebrados. Se gostar, coloque mensageiro do vento de bambu.
- Retire todos os excessos, deixe o espaço amplo, sem móveis atrapalhando as passagens.
- O ideal é que sua cama tenha acesso por todos os lados. Evite que os pés da cama fiquem da direção da porta. Se tiver espelhos no quarto, não deixe que eles reflitam a cama.
- A sala de sua casa tem de ser o local mais aconchegante e pronto para receber visitas. As mobilias devem ser posicionadas de modo aberto para a entrada do ambiente. O ideal é que o sofá esteja encostado na parede, para as costas ficarem guarnecidas.
-Deixe a luz do sol entrar. A noite, mesmo se gostar de um ambiente mais escuro, opte por abajures, pois dão charme e não deixam sua casa na penumbra.

Essas foram só algumas dicas, caso tenham dúvidas ou desejarem saber mais, é só perguntar...

Para os que gostam e desejam saber mais, existem sites especializados, cursos, e também profissionais renomados que oferecem workshops. Há alguns anos, fiz um workshop com o arquiteto Sergio Carrillo e foi muito "edificante".
Espero que tenham gostado e pratiquem. Tenho certeza que sentirão a diferença em todas as áreas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário