18 de agosto de 2009

Um caixote de feira que vira caixa de brinquedo, e uma escada que se transforma em estante.



Clique para assistir o Vídeo completo no Jornal Hoje.


Tijolos de cimento, na sala de estar, usados como banco.

Já o banquinho da mesa para crianças é de garrafa pet.

A decoração de todo um ambiente pode estar numa parede, construída com tijolos de demolição, pintada em listras de tons diferentes.

A estrutura de um colchão de molas, vinte lâmpadas e dez metros de fio fazem um lustre descolado.

Não quer gastar com gesso? Deixe as instalações à mostra e até chame atenção com uma cor forte.

Um caixote de feira-livre vira porta brinquedos no quarto do bebê. Gostou dessa idéia? Então veja como é simples fazer.

Você vai precisar também de lixas, tinta branca, cola de madeira, pincel e retalhos.

Passo a passo:

- use um caixote normal de feira

- lixe para tirar as irregularidades da madeira

- comece a pintar com tinta branca normal.
(obs.: qualquer tipo de tinta branca serve, mas a melhor é a tinta acrílica, que é dissolvida em água, seca rápido e não tem cheiro).

- passe a cola de uma maneira bem homogênea para o tecido ficar bem esticado
(obs.: a cola branca pode ser do tipo escolar. Como é a base de água, assim como a tinta acrílica, pode ser usado o mesmo pincel).

- para facilitar a caixa pode ganhar rodinhas. As de silicone não marcam o piso e já são vendidas com parafusos. Para fixá-los no caixote, não é preciso furar. Basta usar uma chave de fenda.

“Eu gosto de usar rodinhas de silicone porque não marca o piso, e a fixação é simples, coloca roda, já vem com parafuso de madeira, não precisa furar, só com chave já fixa roda na caixa”, explica.

No mesmo quarto o arquiteto ainda enfeitou uma parede com vários porta-objetos feitos com lata. “Latinhas de leite em pó que a gente pintou de branco e forramos de retalhos dos tecidos que sobraram. A gente colocou duas tiras de roda pé e a latinha é aparafusada e nela a gente pode colocar lápis de cor...”, explica Gustavo Amorin, arquiteto.

Outra ideia é aproveitar materiais que estão em casa sem uso. A antiga escada pode se transformar numa estante. Os degraus servem de apoio para prateleiras. Ela pode ser coberta por folhas de madeira, mas uma solução mais barata é lixar e depois passar uma camada de verniz fosco para ter uma estante novinha. Ou um modelo mais elaborado, de duas escadas com acabamento em laka e prateleiras de vidro.

“Qualquer pessoa sabe que sem cuidar do planeta a gente não vai a lugar nenhum e fazer economia todo mundo gosta. É chic e é inteligente”, diz Ligia Schuback, organizadora da mostra.

A mostra Morar Mais por Menos é realizada em nove capitais brasileiras. No momento, estão abertas no Rio e em Belo Horizonte.

Matéria retirada do site do jornal hoje... Lá terá o vídeo completo dessas lindas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário